Curso de Capacitação Teórico-Prática em Ações de Rastreamento e Detecção Precoce do Câncer do Colo do Útero

O curso visa aprimorar os conhecimentos, prioritariamente, de enfermeiros e médicos generalistas que atuam na rede pública de saúde. Oferecido na modalidade ensino a distância, foi elaborado em parceria com o Serviço de Rastreamento do Câncer Ginecológico do Hospital de Câncer de Barretos e o CEFOR/SES/SP.

Estruturado em módulos 6 módulos, aborda temas relevantes para o desempenho do trabalho como: dados epidemiológicos, fatores de risco, anatomia, biologia do Papilomavírus Humano, a técnica de coleta da citologia convencional e em meio líquido, interpretação dos resultados e as condutas clínicas pertinentes. Conta com vasto material de apoio O curso se completa com o aprimoramento prático, que deve ser realizado na região de trabalho do participante, sob a supervisão de enfermeiro multiplicador habilitado pela FOSP para essa capacitação.

Entre as aulas teóricas e o módulo prático realiza-se encontro virtual (ou presencial quando possível) para esclarecimento das dúvidas.

As inscrições devem ser solicitadas pelos Coordenadores Municipais ou pelos Departamentos Regionais de Saúde, mediante o preenchimento da planilha que deverá ser enviada à FOSP até o último dia útil de cada mês.

O curso também está disponível aos professores de ensino superior em enfermagem, agregando informação e conteúdo científico aos estudantes, aprimorando assim sua grade curricular.

Mais informações: lise.cury@fosp.saude.sp.gov.br ou wilaneide.freire@fosp.saude.sp.gov.br