Dra. Elisabete Weiderpass

Elisabete Weiderpass, MD, MSc, PhD, é brasileira e pesquisadora de câncer, com cidadanias sueca e finlandesa. Ela é especialista em epidemiologia e prevenção do câncer.

Em janeiro de 2019, a Dra. Weiderpass foi eleita e assumiu o cargo de Diretora da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC, www.iarc.fr), a agência especializada em câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), com sede em Lyon, França.

A Dra. Weiderpass atuou anteriormente como Chefe do Departamento de Pesquisa do Registro de Câncer da Noruega e do Grupo de Epidemiologia Genética em Folkhälsan, Centro de Pesquisa na Finlândia. Ela é professora de Epidemiologia Médica no Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia, e professora de Epidemiologia do Câncer na Universidade do Ártico, na Noruega. Ela ocupa cargos de professora visitante em epidemiologia do câncer no Brasil, China, República Islâmica do Irã e Kuwait e é professora adjunta honorária da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.