Registro de Câncer de Base Populacional

Os Registros de Câncer de Base Populacional coletam dados sobre câncer de uma população bem definida, possibilitando, desta forma, a obtenção do número de casos novos de câncer desta população, e consequentemente a sua incidência.

No Estado de São Paulo, o Registro de Câncer de Base Populacional está implantado no Município de São Paulo.

O Registro de Câncer de São Paulo foi implantado em 1º de janeiro de 1969, após realização de um inquérito piloto, de 1963 à 1965. Está integrado ao Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Após um período de interrupção das atividades, o Registro foi reiniciado em 1997 com a coleta dos dados referentes a 1983, 1988 e 1993, com o patrocínio do Ministério da Saúde/INCA e da Secretaria de Estado da Saúde/Fundação Oncocentro de São Paulo e também a colaboração da Secretaria Municipal da Saúde/PRO-AIM e da Fundação SEADE. Dados podem ser obtidos no site www.fsp.usp.br/rcsp