Nossa História

Fundação Oncocentro de São Paulo

1967

Centro de Oncologia

Em 1967, um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo criou o Centro de Oncologia (CEON), para incentivar e coordenar estudos e atividades na área de oncologia. Durante sete anos o CEON desenvolveu atividades educacionais na Faculdade de Medicina da USP, por meio de cursos e palestras ministrados por professores e especialistas convidados.

1974

Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia

Em 25 de Abril de 1974, com a Lei Estadual Nº 195, o Governo do Estado de São Paulo criou a Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia (FCPO) em substituição ao CEON. As propostas dessa fundação eram incentivar a pesquisa, o ensino e a assistência em oncologia, estimulando atividades de prevenção e detecção precoce do câncer.

1986

Fundação Oncocentro de SP

Com a Lei Estadual 5274, de 02/09/86, a instituição sofreu modificações administrativas e passou a ser denominada Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). A Fundação, que até então priorizava um conjunto de ações de prevenção e controle do câncer de colo uterino e mama, ampliou suas atividades de modo a funcionar também como assessora na formulação e condução da política de saúde na área de Oncologia no âmbito do Estado de São Paulo.

Presente

Criação do SUS

Com a criação do SUS, e consequentemente maior integração entre as instituições da área da Saúde, concluiu-se que era mais adequado desenvolver algumas atividades assistenciais executadas pela FOSP em outras Unidades de Saúde e Hospitais Públicos ou Filantrópicos, sem perda da qualidade e inclusive com avanço no que diz respeito à prática operacional.

Presente
2024

50 Anos da FOSP

A FOSP está trabalhando nos preparativos para comemoração dos seus 50 anos.