Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Nossa História

Fundação Oncocentro de São Paulo

1967

Centro de Oncologia

Em 1967, um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo criou o Centro de Oncologia (CEON), para incentivar e coordenar estudos e atividades na área de oncologia. Durante sete anos o CEON desenvolveu atividades educacionais na Faculdade de Medicina da USP, por meio de cursos e palestras ministrados por professores e especialistas convidados.

1974

Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia

Em 25 de Abril de 1974, com a Lei Estadual Nº 195, o Governo do Estado de São Paulo criou a Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia (FCPO) em substituição ao CEON. As propostas dessa fundação eram incentivar a pesquisa, o ensino e a assistência em oncologia, estimulando atividades de prevenção e detecção precoce do câncer.

1986

Fundação Oncocentro de SP

Com a Lei Estadual 5274, de 02/09/86, a instituição sofreu modificações administrativas e passou a ser denominada Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). A Fundação, que até então priorizava um conjunto de ações de prevenção e controle do câncer de colo uterino e mama, ampliou suas atividades de modo a funcionar também como assessora na formulação e condução da política de saúde na área de Oncologia no âmbito do Estado de São Paulo.

1990

Criação do SUS

Com a criação do SUS, e consequentemente maior integração entre as instituições da área da Saúde, concluiu-se que era mais adequado desenvolver algumas atividades assistenciais executadas pela FOSP em outras Unidades de Saúde e Hospitais Públicos ou Filantrópicos, sem perda da qualidade e inclusive com avanço no que diz respeito à prática operacional.

2024

50 Anos da FOSP

A FOSP está trabalhando nos preparativos para comemoração dos seus 50 anos.