OUTUBRO ROSA

Criado em 1990 pela Fundação Suzan Komen for the Cure, na cidade de Nova York, o outubro rosa é comemorado em todo o mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa ocorreu em 2002 na cidade de São Paulo, com a iluminação em rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, no Ibirapuera.

Este movimento visa alertar a sociedade sobre a importância do câncer de mama.

Nódulo, retração do mamilo, alterações na pele, são alguns dos sintomas que merecem atenção.

A rede pública de saúde está apta para atender a todas as mulheres que percebam alguma alteração na mama e por este motivo precisem de mamografia. Disponibiliza mamografia também para as mulheres assintomáticas com idade entre 50 e 69 anos.

Outro tipo de câncer passível de prevenção e detecção precoce é o câncer do colo do útero. A rede pública oferece o teste Papanicolaou para mulheres de 25 a 64 anos e a vacina contra o HPV para meninas de 9 e meninos de 11 anos. O teste Papanicolaou permite identificar lesões precursoras ou câncer do colo do útero em fase inicial. Já a vacina protege contra 4 tipos de HPV, 9, 11 ,16 e 18 sendo que os dois últimos podem favorecer o surgimento de alguns tipos de câncer, dentre eles os que acometem os órgãos genitais femininos e masculinos.

NÃO ESPERE POR OUTUBRO, PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE SE FAZ O ANO TODO.