________________________________________


ENVIO DE EXAMES

REQUISITOS PARA ENVIO DE EXAMES À FOSP

A FOSP realiza análise dos seguintes exames:
 
A. Citológicos: esfregaços cervico-vaginais (Papanicolaou), raspados, lavados, urina e líquidos cavitários.
 
B. Biópsias ambulatoriais: biópsias endoscópicas (esofágicas, gástricas, intestinais e cólicas), biópsias colposcópicas (colo uterino, vagina e vulva), biópsias por punch (ex: pele, boca, etc), biópsias por agulha grossa (mama, fígado, medula óssea, etc), produto de cirurgias ambulatoriais como fusos de pele, tumores de pele e linfonodos.
 
**O laboratório da FOSP NÃO PROCESSA peças cirúrgicas (apêndice, vesícula biliar, produtos de herniorrafia, etc), peças cirúrgicas radicais (mama, útero, próstata, intestino, pulmão, etc), fetos e placentas, biópsias para imunofluorescência ou microscopia eletrônica (renais, de pele e musculares). 
 
C. Exame imuno-histoquímico: avaliação de marcadores tumorais no câncer de mama, auxílio diagnóstico nas neoplasias indiferenciadas, diagnóstico das neoplasias linfo-hematopoiéticas, e na determinação de sítio primário de carcinomas metastáticos em investigação.
 
D. Hibridização in situ fluorescente (FISH) para avaliação de amplificação do gene HER2/CerbB2.
 

Recomendações para envio de material ao laboratório da FOSP:

 

       Todo o material deverá estar devidamente identificado e ser encaminhado em conjunto com o respectivo formulário de pedido de exame.

 

Recepção do material no laboratório da FOSP:

 

       A entrega do material e respectiva requisição de exame, poderá ser feita pela Unidade de Saúde de origem, via portador identificado e autorizado pela mesma, na recepção do laboratório, situada no 2º andar do prédio da FOSP, no período de segunda-feira à sexta-feira, das 8:00 às 16:00 horas.

 

       O envio do material em conjunto com o formulário de requisição de exame pode também ser realizado via postal (correios), quando necessário*.

 

*FOSP- Fundação Oncocentro de São Paulo - Recepção do laboratório de Patologia (2º andar) – Rua Oscar Freire, 2396 – São Paulo – SP- Cep:05409-012

 

Resultado dos Exames:

 

     1. Resultados de exames citológicos de Papanicolaou serão retirados pelo portador autorizado pela unidade de saúde. Para unidades de saúde cadastradas a retirada será via web (veja orientações).

 

     2. Resultados de biópsias serão retirados pelo portador autorizado pela unidade de saúde.

 

     3. Resultados dos exames de Imuno-histoquímica e do FISH seguirão por e-mail, correio ou portador autorizado pela unidade de saúde, conforme necessidade da unidade solicitante.

 

Acesse os links no quadro abaixo, para obter informações sobre identificação, fixação e formulário que deve ser utilizado para acompanhar o material que deseja enviar.


**Lembramos que tais recomendações visam agilizar e manter o fluxo do processo funcionando satisfatoriamente, por isso contamos com a colaboração dos interessados. Colocamo-nos a disposição para eventuais esclarecimentos,

 

Dra. Leda Viegas de Carvalho
Diretor Adjunto de Laboratório
Fone (11) 3797-1831 | Fax (11) 3797-1833
e-mail: leda.carvalho@fosp.saude.sp.gov.br

Maria Aparecida da Silva (Cidinha)
Fone (11) 3797-1832
e-mail: maria.silva@fosp.saude.sp.gov.br
 
Identificação, fixação e formulários
Citologia de colo uterino, mama e líquidos
Anatomopatológico
Imuno-histoquímica e FISH

FOSP

Conheça a Fundação

Contato

Fale Conosco

Licitações

Editais

Telefones

Lista de ramais


FOSP - Fundação Oncocentro de São Paulo
Rua Oscar Freire, 2396 - Pinheiros São Paulo, SP - CEP 05409-012 | Tel (11) 3797-1800 - Fax (11) 3797-1804
Copyright (c) 2009-2016. Fundação Oncocentro de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.